segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ESPECIAL SANTA CENA 2008

*Foto de divulgação do espetáculo "Os Saltimbancos", Douglas é o de Azul.


Em entrevista exclusiva para o Pauta na Unifra, o ator Douglas Alex Winkelmann conta um pouco sobre sua profissão e participação no Festiva Santa Cena 2008. Formado em artes cênicas na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2006, ele já perdeu as contas de quantas montagens já participou. Foi um dos responsáveis por manter o Festival Santa Cena, mesmo com a deficiência de recursos. Nesta 7ª edição participou de 04 apresentações em 04 companhias/grupos diferentes. Os espetáculos que Douglas paraticipou nesta edição:"Os Saltimbancos” (Cia. Fulanas de Teatro), "Erêndira" (Coletivo Erêndira), "Álbum de Família” (Trupe Pólvora de Teatro) e "O Planeta Lilás” (Cia. Bananas) .
Pauta na Unifra: Douglas, há quanto tempo que tu trabalhas com o teatro?
Douglas: Profissionalmente eu trabalho há onze anos, isso antes da faculdade, sou formado em artes cênicas pela UFSM em 2006. Mas faço teatro desde criança.

Pauta na Unifra: Em quantas peças você já atuou em sua carreira?
Douglas: Muitas, até perdi as contas, mas acredito que seja mais de trinta já.

Pauta na Unifra: Nesta edição do Santa Cena, você participou de quatro espetáculos de quatro grupos distintos. Foram peças com temas diferentes. Como foi a preparação para esta maratona?
Douglas: Foi bem cansativo, mas a preparação já vem de antes, já que com os espetáculos infantis este mês, serve como um ensaio. Foi um mês com muitas apresentações.

Pauta na Unifra: Você está em algum projeto novo?
Douglas: Este fim de semana (24 e 25 de outubro) vamos nos apresentar no Festival de Osório. O espetáculo Erêndira na sexta à noite e Álbum de Família no sábado. Até o fim do ano tem muitas apresentações agendadas. Saltimbancos e Planeta Lilás, por serem infantis têm várias apresentações em escolas até o fim do ano.

Pauta na Unifra: Você tem preferência por algum tema na escolha dos seus papéis ou tu achas que o ator tem que estar preparado para qualquer personagem?
Douglas: Depende do ator, mas eu gosto de trabalhar com tudo. Eu gosto é de atuar, tanto que trabalho com comédia, drama, teatro infantil e técnicas circenses.

Pauta na Unifra: Você tem alguma outra profissão ou sua renda vem só do teatro?
Douglas: É muito difícil. Eu trabalho só como ator. Eu sobrevivo e me sustento só com a renda de teatro, se é que podemos chamar de renda (risos). Sou formado desde 2006 e há quase três anos me sustento só com o teatro.

Pauta na Unifra: Tu continuas se especializando, estudando?
Douglas: Não se pode parar nunca. Não é só formar-se na graduação e pronto. Estou no início e o ator não pode parar nunca, tem que estar sempre em busca e se preparando para novos desafios.

Pauta na Unifra: Qual a tua avaliação do Santa Cena este ano?
Douglas: Insisto no que foi dito hoje no encerramento do Santa Cena e é sobre a falta de incentivo. Este ano apresentamos o Festival de graça, pois não houve a captação da Lei de Incentivo a Cultura. Como não teve a captação, não tinha como pagar os atores, porque não tinha esta verba. Patrocínio é muito difícil. Santa Maria tem o título de Cidade Cultura só pela referência de que tem uma universidade federal, mas não é por ai. Se é Cidade Cultura, vamos investir na cultura. Que se pense mais nisso.


Por Leandro Passos Rodrigues

Nenhum comentário: