quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O que o jovem vê?

Santa Maria é reconhecida pelo significativo número de instituições de ensino superior. Por conseqüência, sua população vem a ser composta principalmente por jovens, o que faz com que o consumo e a produção cultural na cidade sejam bastante acentuados.

O cinema, como uma das mídias mais difundidas, sempre desempenhou papel importante para que o município recebesse o título de cidade-cultura. Inclusive, desde 2002, é realizado o Santa Maria Vídeo e Cinema, considerado por muitos profissionais da área o segundo maior evento cinematográfico do Rio Grande do Sul. Apesar de possuir poucas salas de projeção (duas), não são poucos os admiradores da sétima arte.

Para o estudante e cinéfilo Jonas Alves, faltam opções na cidade. “O cinema só passa blockbusters (produções dos grandes estúdios de Hollywood), gostaria de ver outros tipos de produção como as nacionais”, afirma. Jonas ainda ressalta a importância dos cineclubes como forma de divulgação cinematográfica. “Tanto as salas de cinema quanto a TV aberta não exibem grandes clássicos. Busco, então, nos cineclubes os filmes que mais aprecio”.

Outra alternativa para o público que aprecia cinema são as diversas vídeo-locadoras que existem na cidade. “Grande parte de nossos clientes é formada por jovens, sobretudo universitários”, explica Gustavo Vazquez, proprietário da locadora Mundo Cinema. Segundo Gustavo, os filmes mais procurados são, em sua maioria, dramas e clássicos de grandes diretores, como Almodóvar e Stanley Kubrick. “Isso mostra o perfil do pessoal que aluga aqui. Mesmo sendo jovens, já demonstram um nível de cultura acima da média”, conclui.



Leandro Ineu, Giuliano Olivar

Nenhum comentário: