segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Doenças são causadas pelo trabalho infantil

As crianças de hoje abandonam a rotina da infância e assumem papéis da vida adulta cada vez mais. Para especialistas na área de psicologia infantil, o trabalho precoce, preocupação com o futuro e agenda cheia de atividades consomem etapas do crescimento e afetam a saúde.
O trabalho precoce surge nas famílias de baixa renda devido as necessidades enfrentadas por problemas econômicos, o trabalho atrapalha o desempenho escolar da criança, compromete o desenvolvimento no futuro e muitas vezes causa estresse precoce. Esse estresse pode provocar o surgimento de uma doença de nome leucopenia, que é a diminuição dos leucócitos na corrente sanguínea. A crise econômica é outro fator que obriga menores a assumirem as atividades que são de competência dos adultos.
Segundo informações da Secretaria de Município de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, em Santa Maria- RS, os locais com maior incidência de trabalho infantil estão concentradas nas vilas Maringá e Alto da Boa Vistam.
Para Tamires Barbosa, estudante do curso de Psicologia da UNIFRA, uma das conseqüências do trabalho na infância que causarão dificuldades futuras na aprendizagem é a doença chamada Dislexia, ou seja, a não associação do som a letra, o que causa transtornos cerebrais envolvendo o processamento da fala e escrita. Se não forem tratados deixarão sintomas para toda a vida. Outros problemas mais comuns apresentados em crianças é o TDAH (transtorno de défisiti de atenção e hiperatividade).
O trabalho infantil não é um fato isolado só em Santa Maria , mas sim em todo o país. As classes menos favorecidas são as que mais sofrem com isso. O governo deve tomar atitudes para que revertam essa situação, tirando as crianças do trabalho e devolvendo sua infância. 


Por Henrison Dressler, Juliane Furquim e Verônica Barbosa

Nenhum comentário: