Os jovens são cada vez mais visados pelas grandes indústrias produtoras de fumo. Isso porque os estudos realizados pela equipe da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo, mostram que a experimentação do tabaco aumentou entre os jovens no Brasil, especialmente na faixa etária de 14 e 24 anos. Ao utilizar o conceito de que adolescentes são fortemente influenciados, a indústria de tabaco vê um mercado promissor e investe pesado para atingi-los.
Mas o que leva, de forma tão generalizada, o jovem a fumar? Especialistas garantem que o motivo principal é a busca pelo prazer. O prazer de ser aceito pelos amigos, de chamar a atenção ou de parecer mais velho. No momento, as estatísticas mostram que essa é causa maior. Mas outros fatores também levam os adolescentes a tomar atitudes como essa. A pressão exercida pelos amigos ou a familiaridade com o cigarro desenvolvida dentro de casa são papéis fundamentais para incentivar o consumo.
A sociedade brasileira se mostra atenta a fatores relacionados à saúde e procura medidas para combater o uso do cigarro. Neste processo, as instituições de ensino superior estão desenvolvendo um importante papel. Um exemplo disso é a campanha “Liberte-se” que o Centro Universitário Franciscano (Unifra) está desenvolvendo. É uma tarefa difícil que busca conscientizar o jovem dos males na saúde que o cigarro causa e busca diminuir o número de fumantes que freqüenta a instituição.
Mas o que leva, de forma tão generalizada, o jovem a fumar? Especialistas garantem que o motivo principal é a busca pelo prazer. O prazer de ser aceito pelos amigos, de chamar a atenção ou de parecer mais velho. No momento, as estatísticas mostram que essa é causa maior. Mas outros fatores também levam os adolescentes a tomar atitudes como essa. A pressão exercida pelos amigos ou a familiaridade com o cigarro desenvolvida dentro de casa são papéis fundamentais para incentivar o consumo.
A sociedade brasileira se mostra atenta a fatores relacionados à saúde e procura medidas para combater o uso do cigarro. Neste processo, as instituições de ensino superior estão desenvolvendo um importante papel. Um exemplo disso é a campanha “Liberte-se” que o Centro Universitário Franciscano (Unifra) está desenvolvendo. É uma tarefa difícil que busca conscientizar o jovem dos males na saúde que o cigarro causa e busca diminuir o número de fumantes que freqüenta a instituição.
A responsável pela campanha, Cristiane Fabian, diz que o tema foi desenvolvido a partir da idéia de que o cigarro controla e o fumante perde sua liberdade. Com issoa marionete vista nos outdoors, é uma forma de provocar o fumante. "É para ele se colocar no lugar da marionete, que não possui controle do seu corpo".
A campanha é uma iniciativa da reitora da Unifra, Irani Rupolo, que notou um número muito grande de estudantes da área da saúde fumando, o que parece um pouco contraditório. A idéia é que essa campanha transforme-se em um projeto para que a ação tenha uma continuidade.
Por Ana Gabriela Vaz
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